Imagem de Paulo Santos
Repositório de PAPs (2013)
por Paulo Santos - Sexta, 9 Agosto 2013, 20:26
 



Repositório de PAPs





Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas
(Ano letivo de 2012-2013)




Projeto n.º: 6
Título: Posicionador X(Y)-Z
Aluna: João Pedro Lopes Santos
Resumo: Este trabalho de automação consiste num posicionador X(Y)-Z que possa ser utilizado em fábricas para aproveitar o espaço nos armazéns de produtos/materiais industriais, em farmácias para buscar os medicamentos e assim evitar percas de tempo na procura dos produtos, ou em outras aplicações às quais se adapte.
Irá construir-se uma base em ferro, à qual se irá aplicar um sem-fim acoplado a um motor de passo que permita o movimento horizontal transversal (longitudinal) – X(Y). Nesta estrutura, será fixada uma outra idêntica para o movimento vertical(Z) de uma pinça responsável por manipular os produtos/materiais a movimentar. Todas as partes mecânicas deverão ser convenientemente lubrificadas de modo a facilitar os movimentos e assim evitar consumos energéticos desnecessários.
A eletrónica de controlo será baseada no microcontrolador PICAXE-40X. Para a sua programação irá utilizar-se o software LinAXEpad em ambiente Ubuntu Linux 10.04 LTS. A interface com os humanos terá como dispositivos de visualização (output) um mostrador alfanumérico de cristal líquido (LCD) e dois díodos emissores de luz (LED). Para introdução dos dados de operação (input) no sistema prevê-se a utilização de um teclado numérico de computador com ligação PS/2 e de um joystick analógico idêntico ao utilizado nos comandos das consolas de jogos.
  Clique para abrir o relatório do projeto. Clique para visualizar a apresentação eletrónica utilizada na defesa. Clique para visualizar uma fotografia do produto concebido. Clique para visualizar outra fotografia do produto concebido. Clique para descarregar os ficheiros do esquemático e código fonte do programa.


Projeto n.º: 8
Título: Carro Solar
Aluna: Kevin António Alves Carvalho
Resumo: Este projeto consiste na construção de um carro alimentado por energia solar, com o intuito de tirar o maior proveito deste recurso energético.
Os materiais que serão utilizados neste projeto deverão ser leves. Para a estrutura utilizar-se-á esferovite de obra para que o carro se consiga mover sem problemas de maior, no entanto, deve também contemplar-se a fixação dos painéis fotovoltaicos, do(s) reservatório(s) de energia (constituídos por um ou mais supercondensadores) e da eletrónica de gestão dessa energia desenvolvido no âmbito de uma das PAPs do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações.
As duas rodas motrizes colocadas na parte posterior do carro serão acionadas por um pequeno motor elétrico de corrente contínua (DC) específico para aplicações solares acoplado a um mecanismo desmultiplicador/redutor do movimento.
Na parte frontal deve ser montado um eixo com duas rodas que permitam orientar/direcionar o veículo.
  Clique para abrir o relatório do projeto. Clique para visualizar a apresentação eletrónica utilizada na defesa. Clique para visualizar o vídeo de funcionamento do produto concebido. Clique para visualizar a fotografia do produto concebido. Clique para descarregar os ficheiros do esquemático e código fonte do programa.


Projeto n.º: 9
Título: Tacómetro/Conta-rotações
Aluna: Leandro Ribeiro Norte
Resumo: O tacómetro, ou conta-rotações, é um instrumento de medida muito importante para sabermos o regime a que um motor está a funcionar. São utilizados não só em veículos terrestres, marítimos e aéreos, mas também em maquinaria industrial. Ao sabermos a que rotação está o veio do motor a girar podemos controlar o nível sonoro que ele está a produzir, controlar o desgaste das partes mecânicas, a durabilidade do motor, o consumo de energia, etc. O regime do motor é o mesmo que dizer o número de rotações por minuto (RPM) a que este está a funcionar, e é esta a funcionalidade de um tacómetro ou conta-rotações.
Neste trabalho irá construir-se um tacómetro/conta-rotações que funcione com motores de combustão interna de 2 ou de 4 tempos, com ventoinhas e com veios de motores elétricos. A visualização poderá ser feita através de uma linha com 20 LEDs (Light-Emitting Diode), de um mostrador de 7 segmentos com 4 dígitos ou ainda de um mostrador de cristal líquido (LCD – Liquid-Crystal Display) alfanumérico de 2 linhas com 16 carateres cada. O sistema será baseado no microcontrolador PICAXE-28X1. A programação será feita em linguagem BASIC no software LinAXEpad em ambiente Linux Ubuntu, tudo software livre, gratuito e compatível.
  Clique para abrir o relatório do projeto. Clique para visualizar a apresentação eletrónica utilizada na defesa. Clique para visualizar a fotografia do produto concebido. Clique para descarregar os ficheiros do esquemático e código fonte do programa.


Projeto n.º: 10
Título: Domótica com Arduino e interface Web
Aluna: Ricardo Jorge Cachola Sénica
Resumo: Os projetos de domótica são muito interessantes pois visam a automação do lar. Atualmente, podemos controlar toda uma panóplia de equipamentos da nossa casa, tanto localmente como remotamente através da Internet em qualquer parte do mundo, fazendo uso de um smarthphone, tablet, portátil ou outro tipo de computador. Com esta tecnologia podemos poupar energia e melhorar o conforto/comodidade, pois se nos esquecermos de algo ligado, podemos a qualquer momento desligar à distância, ou vice-versa.
Este projeto visa a criação de um sistema que permita o comando de três componentes importantes de uma casa: as lâmpadas; as persianas motorizadas; e também a ventilação/climatização. Para além do comando via Internet, o sistema deverá possuir ainda um modo de funcionamento automático que detete a luminosidade e a temperatura ambientes e que em função destes parâmetros acenda ou apague uma lâmpada, ligue ou desligue um ventilador e suba ou desça um estore motorizado.
Será utilizada a placa Arduino Uno, baseada no microcontrolador ATmega328, à qual será acoplada uma placa de rede (Ethernet Shield) com cartão microSD que fará a ligação à rede informática. A programação será feita em linguagem C no software Arduino em ambiente Linux Ubuntu, tudo software livre, gratuito e compatível.
  Clique para abrir o relatório do projeto. Clique para visualizar a apresentação eletrónica utilizada na defesa. Clique para visualizar a fotografia do produto concebido. Clique para descarregar os ficheiros do esquemático e código fonte do programa.



Professor orientador: Paulo Manuel Martins dos Santos
Professores coorientadores: Carlos Jorge Camarinho; e Susana de Jesus Teodoro