Imagem de Paulo Santos
Correr programas do Microsoft Windows no Linux Caixa Mágica dos computadores e.escola
por Paulo Santos - Domingo, 15 Fevereiro 2009, 12:24
 
Caros aventureiros,

É bom saber que alguns de vós encaram com seriedade o futuro, e a prova disso foi a opção que fizeram em escolherem um computador, no âmbito do e.escola, com o sistema operativo Linux - distribuição Caixa Mágica. Como é do conhecimento geral, o Windows é um must e existem aplicações que só correm neste sistema operativo da Microsoft.

Então o que fazer? ... Recorrer a duas soluções.

A primeira vem com o próprio Caixa Mágica, é uma aplicação cujo nome é Wine (clique aqui para ler mais na Wikipédia) e permite correr no Linux software criado especificamente para o Microsoft Windows, funciona com muitos programas incluindo jogos.

Caso não tenham sucesso com o Wine, não desesperem, instalem um software de virtualização, por exemplo o VirtualBox desenvolvido pela Sun Microsystems que é gratuito, podem obtê-lo aqui (descarreguem a versão para Mandriva 2007.1 - i386). A instalação faz-se sem problemas e o atalho para o programa fica no mesmo grupo de aplicações do Wine. O VirtualBox permite criar máquinas virtuais, autênticos computadores em software, tudo se processa como se de máquinas reais/físicas se tratasse, temos que especificar a quantidade de memória RAM, a capacidade do disco rígido, ...

Qualquer dúvida não hesitem em colocá-la aos professores do Grupo de Informática.

Boas computações piscar

Paulo Santos